21st February 2022
Nosso membro, Raízen, obteve a certificação no Padrão de Produção Bonsucro para sua planta de Caarapó no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua no Brasil e na Argentina em todos os níveis da cadeia produtiva da cana-de-açúcar – desde a produção de açúcar, etanol, bioenergia e biogás até a comercialização, a logística e a distribuição de combustíveis e produtos essenciais à sociedade.
Ao longo da última década, a Raízen tem demonstrado seu compromisso contínuo com a criação de soluções socioambientais sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do Brasil. Há dez anos, foi a primeira organização no mundo a obter a certificação Bonsucro, com sua usina em Maracaí, no estado de São Paulo, Brasil. Desde então, a Raízen avançou muito em sua jornada sustentável de cana-de-açúcar – agora, esta nova certificação de Padrão de Produção marca a 24ª unidade certificada da organização.
Mesmo com tantas unidades certificadas, lições importantes foram aprendidas durante o processo de certificação na planta de Caarapó. Por exemplo, a área agrícola da planta de Caarapó foi adquirida pela Raízen em 2019, quando foi alinhada às diretrizes gerais das demais unidades da organização. Por esse motivo, foi necessário trabalhar a mentalidade dos trabalhadores da usinapor meio do engajamento da equipe sobre a importância de se obter a Certificação Bonsucro e os impactos positivos que ela traz para a sustentabilidade dos negócios, a saúde e a segurança dos trabalhadores, e a proteção do meio ambiente. Após a obtenção da certificação, a usina conta com uma equipe dedicada que conduz os processos de manutenção e recertificação.
Na última década, a Bonsucro trabalhou em estreitar a colaboração com a Raízen para ajudá-la a atingir seus objetivos de sustentabilidade. José Orlando, Gerente de Qualidade Integrada da Raízen, comentou que a certificação Bonsucro “valida o que a Raízen já tem como prioridade, para atuar com valor compartilhado, diferenciação de produtos, rastreabilidade de origem e atendimento aos requisitos socioambientais, consolidando as melhores práticas de sustentabilidade.” Esses valores estão diretamente ligados à estratégia da Raízen que “incentiva uma economia de baixo carbono, oferecendo soluções renováveis a clientes e parceiros e gerando a energia do futuro”.
Próximos passos
A Raízen está implementando um programa para certificar 94% de suas plantas com o Padrão Bonsucro. Como grande produtora de derivados de cana-de-açúcar, a empresa tem o compromisso de garantir ainda mais eficiência em suas operações por meio de técnicas de produção inovadoras e que consomem menos recursos. Isso continuará a fortalecer cadeias de suprimentos responsáveis, que também ajudam as empresas a alcançar seus compromissos e objetivos de sustentabilidade. Parabenizamos toda a equipe da Raízen e da planta de Caarapó, e esperamos continuar nosso trabalho conjunto para acelerar a sustentabilidade no setor sucroenergético.
Se você é um produtor de cana-de-açúcar e gostaria de colocar a sustentabilidade no centro de suas operações, saiba mais sobre a certificação Bonsucro.